O que é wellness e como aplicar na sua vida

wellness

Wellness é algo extremamente importante pro meu dia-a-dia, mesmo em tempos normais, porém, durante a quarentena tem sido essencial pra minha cabeça e bem estar. Além disso, vejo que é um assunto que está cada vez mais em alta, mas afinal? O QUE É WELLNESS?

A tradução literal da palavra seria bem estar, mas wellness é muito mais que isso, uma das definições mais legais que já achei tentando explicar o que é foi a seguinte: “Wellness é o processo de propositalmente e ativamente prestar atenção nas suas escolhas para seguir um caminho pra uma vida feliz e completa, é mais que simplesmente estar livre de doenças, é um processo de mudança e crescimento, um estado completo de bem estar físico, mental e social”, em outras palavras, wellness é simplesmente estar em constante mudança pra ser a melhor versão de si mesmo

Ta, e o que é ser a melhor versão de si mesmo?

Simplesmente fazer tudo que faz a gente se sentir o melhor possível, desde skincare até ler um livro, enfim, viver a sua MELHOR vida, afinal, já diria a poeta contemporânea Britney Spears, tem dois tipos de pessoa no mundo: aquelas que fazem uma cena e aquelas que observam, e nós com certeza não queremos ser as que observam ne? Hahahaha

Eu tenho alguns blogs gringos de wellness que costumo seguir, mas alguns dos que me trazem mais valor são o Wellness Mama e o The Skinny Confidential (que é bem mais abrangente do que só wellness), frequentemente vou acabar trazendo conteúdo deles aqui pra vocês.

Ta bom, agora que a gente já sabe o que wellness significa, vou compartilhar com vocês algumas dicas de wellness que tenho levado pra minha vida e tem especialmente me ajudado durante a quarentena.

♡ 5 dicas de wellness ♡

1. Hidrate-se

Assim que eu acordo tento tomar o máximo de agua que consigo, dizem que todo dia quando a gente acorda estamos EXTREMAMENTE desidratados, então costumo deixar uma garrafa de água do meu lado durante a noite pra assim que abrir os olhos já tomar água.

Muita gente que eu conheço (inclusive a minha própria mãe) tem uma dificuldade ENORME de tomar água, mas vou dar uma dica pra vocês que super funcionou comigo (eu também não era a maior fã de água).

Antes de dormir, gosto de deixar uma garrafa térmica cheia de gelo e algumas folhas de menta, assim, quando eu acordo tenho água gelada com aquele gostinho de menta que deixa a gente com MUITO mais vontade de beber água. A dica da menta se estende pra toda e qualquer outra coisa que você quiser colocar na sua água, desde frutas (morango, uva, etc.) até  outras folhas (eucalipto, canela, o que vocês quiserem), o importante é beber água, NINGUÉM merece pedra no rim e nem infecção urinária, então BEBAM ÁGUA.Essa é uma dica de wellness extremamente preciosa e que com certeza funciona bem!

2. Meditação

Ta bom, quem convive comigo sabe que apesar de ser ligada no 320 (220 é muito pouco pra minha rotina) eu amo yoga, e toda vez que eu falo de meditação (ou qualquer pessoa na verdade) recebo aquelas caras de: AMADA? Eu por um acaso sou o Buda pra ficar meditando? Ou senão, todo mundo sempre fala a mesma coisa: Eu não sei meditar! E deixa eu contar um segredo pra vocês, meditar não é sentar e pensar em nada, meditar é observar os seus pensamentos como se eles fossem passageiros na sua cabeça, você continua pensando, mas meditar é simplesmente olhar os seus pensamentos sem se apegar neles.

Eu costumo fazer meditação guiada, alguns aplicativos que são ótimos pra iniciantes são o: Calm app, Positiva app, Insight timer…enfim, tem uma infinidade (até mesmo no próprio Spotify ou Youtube), e meditar me ajuda a me reconectar comigo mesma, eu tenho certeza que vocês se sentirão melhores quando tentarem.

3. Skincare

Ok…eu entendo, TODO mundo tem falado de skincare ultimamente, todo mundo fala que é o máximo, que tem que acontecer, blablabla, mas, além de skincare ser bom pra sua pele, e esse ser o foco principal do momento, também é uma forma de terapia, de relaxar, de REALMENTE sentir que você está cuidando de você, e com certeza isso faz bem pra nossa cabeça. Gosto de passar nem que seja só um sabonete líquido do rosto, sinto como se tivesse fazendo um ato de amor a mim mesma. Tentem, eu juro que faz diferença.

4. Respire

Quem chegou até aqui no mínimo já quer bater em mim…RESPIRE? nossa, que grande dica! Mas…eu vou te explicar PORQUE e COMO respirar.

O nosso dia-a-dia as vezes é tão estressante, tão cheio de coisas que é muito difícil a gente literalmente parar pra respirar, você consegue se lembrar da ultima vez que sentou só pra isso? Ficar respirando? Provavelmente não, o ato de prestar atenção na nossa respiração muitas vezes ajuda a diminuir nossa ansiedade, já que acabamos focando em outra coisa além dos pensamentos que nos deixam desesperados.

Além disso, é extremamente importante respirarmos pelo NOSSO NARIZ, existem estudos que comprovam que o simples ato de respirar pelo nosso nariz pode ajudar a reduzir gripes, pode melhorar a prática de exercícios,  e também acaba oxigenando melhor o seu cérebro e MUITO mais…você literalmente só tem a ganhar trabalhando na sua respiração (e seu corpo agradece).

5. Dedique um tempo do seu dia pra fazer algo por você

Essa dica pode parecer óbvia, mas ela não é, a gente acaba deixando todas as outras coisas da nossa vida tomarem conta de nós: trabalho, faculdade, família, namorado, etc. Dedicar um tempo pra si mesmo pode mudar a forma como você encara a vida.

Esse tempo pode ser usado desde pra simplesmente rolar o feed do instagram, até pra ler um livro, ir andar na natureza, dedicar um tempo pra aprender algo que você sempre quis, pode escolher…Um tempo pra si mesmo ajuda até na forma em como nos relacionamos com as pessoas da nossa vida, enxergue esse tempo como algo dedicado pra você que quem sentirá os efeitos são as pessoas ao seu redor.

Enfim, essas dicas são para melhorar a nós mesmos e acabarmos sendo pessoas melhores como consequência. Espero que vocês tenham gostado, voltarei com mais dicas de wellness pra vocês.

Um beijo,

Nurah

2 Comments
Deixe um comentário