O que é gluten e minha jornada com o gluten.

Meus amigos pessoais sabem que há alguns anos atrás (mais precisamente março de 2018) eu parei de comer gluten, e muita gente não entende o porque, francamente, acho que muitas vezes eu até sou considerada a chata do rolê. Mas, eu vou contar um pouquinho pra vocês da minha história e o porque parar de comer gluten.

Minha história com o gluten, como a maioria das pessoas, vem do berço, foi algo que sempre esteve na minha alimentação e honestamente eu nem prestava atenção, vira e mexe eu via algum rótulo de supermercado escrito: não contém gluten, ou, contém gluten, e esse era o máximo de conhecimento que eu tinha do assunto.

Lembram que eu mencionei aqui que meu namorado tem alergia a tudo? Então, foi com ele que eu comecei a ter consciência do que gluten era…No começo eu achava super esquisito e um dos pensamentos que eu mais tinha era: será que parar de comer isso não vai acabar tirando nutrientes que a gente precisa pro nosso dia-a-dia? E a resposta é: NÃO!! Enfim, depois de muito colocar meu pé no raso em relação ao gluten eu comecei as minhas pesquisas e resolvi tentar…

Eu lembro que na minha cabeça eu tinha colocado que ia tentar por um mês (dois anos depois vocês podem ver que foi bem mais) e era super chato pensar em fazer isso, mas eu me apoiava nessa ideia do um mês. Tá bom, depois que eu considerei isso eu precisei entender o que era gluten, certo? E vou contar aqui pra vocês também.

Afinal…O que é gluten?

Gluten nada mais é do que tudo que contém trigo, cevada e centeio. De forma mais prática e pra vocês visualizarem no dia-a-dia, o que é que tem gluten? Cerveja, pão, massa, bolo, pizza, etc e etc.

A indústria farmacêutica, principalmente, advoga a favor do gluten, falam que só deve parar de comer mesmo quem é celíaco (pessoa que contém alergia e/ou intolerância ao gluten), porém, ao pensar em todos esses alimentos, e ao usar o senso crítico que cada um tem, apesar desses alimentos serem uma delicia e parte da vida de todo mundo, a gente realmente precisa deles pra viver? Vocês já sabem o que eu acho…

gluten

Ta…mas por que parar de comer gluten?

O trigo principalmente, é um grão que existe a milhares e milhares de anos, tanto é que ele era constantemente consumido nas histórias da Bíblia, porém, ao longo dos anos, e mais intensamente dos anos 80/90 até hoje ele sofreu intensas modificações para que a produção dele fosse mais rápida, fazendo com que, ele começasse a ficar mais e mais prejudicial pra nossa saúde.

Mesmo quem não é celíaco ou intolerante já teve uma experiência de desconforto relacionado ao trigo. Sabe quando vocês se sentem pesados depois de comer uma pizza? Ou uma massa e de sobremesa um bolo? Isso também pode ser um efeito dos carboidratos presentes nesses alimentos, mas com certeza o gluten é um fator agravante.

gluten
gluten

Ao parar de consumir gluten muita gente tem experiência com uma perda de peso enorme, já que, esse também causa inchaço, além de muitas pessoas relatarem uma capacidade de pensar de forma mais clara, menos sono e cansaço durante o dia…enfim, uma melhora geral na qualidade de vida.

Quando a gente para pra pensar o que de fato contém gluten da pra ter um entendimento melhor do porque parar de consumi-lo, e deixa eu contar uma coisa pra vocês? Parar não significa que você nunca mais vai comer um bolo, uma pizza, etc e etc. Óbvio que o objetivo é você no mínimo reduzir significativamente o consumo desses alimentos, mas, existem opções sem gluten que são tão boas quanto ou até melhores do que as opções com gluten. Inclusive, em relação a bolos, eu sou absolutamente obcecada por uma confeiteira aqui de São Paulo chamada Isabela Akkari, todo ano no meu aniversário, páscoa e outras datas comemorativas os doces que eu encomendo são dela e todo mundo que come jura de pé junto que os doces dela são melhores que os normais (eu amo MUUUITO).

Enfim, espero que essa reflexão tenha ajudado a vocês a entender mais um pouquinho sobre o que é gluten, e quem sabe até, vocês considerem adotar esse estilo de vida. Quem tiver mais dúvidas sobre pode me deixar aqui nos comentários que tenho o maior prazer em responder.

Um beijo,

Nurah

PS: Todas as fotos nesse post são de comidas gluten free.

1 Comment
Deixe um comentário