Como começar a correr e algumas dicas

começar a correr

Tá bom…eu já quero começar esse post falando que eu não sou nenhuma corredora profissional e se vocês vierem falar que essas dicas não funcionaram eu já peço desculpas de prontidão, vou falar um pouco de como começar a correr da perspectiva de quem de fato tá começando. Eu comecei fazem pouquíssimas semanas e queria compartilhar um pouco de como tem sido e dicas que possivelmente podem ajudar.

♡ Minha história pra começar a correr ♡

Eu comecei a correr fazem 3 semanas, ou seja, muito pouco tempo. E por que eu resolvi começar a correr? Nem eu sei honestamente, eu vejo tanta gente correndo que decidi tentar mesmo sendo algo que eu não sou a maior fã do mundo, além disso, acho que pode ajudar a melhorar o meu cardio. As dicas que eu tenho pra ajudar vocês são dicas que eu peguei com os meus amigos que correm, meu tio que é rato de corrida e meu namorado que costuma correr sempre.

começar a correr

A primeira vez que de fato eu pensei em começar a correr foi em agosto de 2016. Meu tio que mencionei ali em cima me chamou pra uma prova de rua e eu aceitei o desafio e fui, era uma prova considerada curta, de 5 km, mas eu lembro que fiz provavelmente 1km correndo e o resto eu finalizei andando. Minha vida/hábitos eram muito diferentes nessa época e eu estava completamente parada, isso com certeza fez TODA a diferença, e lembro que apesar de ter achado a corrida super legal eu pensei: “ok, muito interessante mas não vou começar a correr não”. E foi assim até 3 semanas atrás, se eu falar pra vocês que eu estou ARRASANDO na corrida, que falei que ia começar a correr ontem e hoje já estou correndo 10km com facilidade é uma mentira deslavada. Ok, sem mais enrolações vamos as dicas:

♡ Como começar a correr ♡

1. Controle o seu “pace” (ritmo):

Uma coisa que eu percebi depois de começar a correr é que, a gente não pode sair correndo que nem um doido se não cansamos extremamente rápido. O ponto chave aqui é correr como se você estivesse andando de uma forma um pouquinho mais rápida, não sei se fica muito claro falando desse jeito, mas basicamente, mesmo que você consiga correr muito rápido, tente correr de forma controlada.

2. Respire pelo nariz

Já falei por aqui sobre o quão respirar pelo nariz ajuda a gente, mas eu percebi que quando eu tomo o controle da minha respiração (ou seja, respiro pelo nariz) consigo correr muito mais tempo. Eu respiro extremamente mal, então meu primeiro impulso é sempre abrir a boca, só que isso acaba fazendo com que a sensação de cansaço aumente, então aqui é especialmente importante a gente controlar esse impulso e continuar respirando pelo nariz.

3. NÃO use medidor 

Quem corre com frequência deve estar lendo isso indignado, mas eu vou dar a MINHA percepção. Toda as vezes que eu corro com meu medidor (eu uso o apple watch) fico muito mais ansiosa e acabo correndo menos por pura frustração de achar que to correndo horrores e não ter batido nem 300 metros, isso sou eu, pode ser que pra outras pessoas isso acabe ajudando, mas definitivamente não é meu caso. Acho que com o tempo e conforme vocês forem melhorando na corrida, aí sim, ele vira um acessório importante, mas no começo acaba sendo algo que atrapalha, pelo menos POR AQUI.

4. Alongue-se

Eu juro que não tem como eu falar isso vezes suficiente, eu senti uma diferença absurda nas vezes que tentei correr e não me alonguei em comparação com as vezes em que me alonguei. Principalmente alongue seus braços (muita gente nem pensa neles quando vai correr, mas faz toda a diferença) e a panturrilha, que é a região que eu mais sinto quando estou correndo.

5. Hidrate-se

Essa dica aqui vocês devem rir de mim, porque quase tudo que eu faço de dica tem essa, mas eu acredito MUITO que estar hidratado muda absolutamente tudo pra quase todas as coisas da vida. Aqui não teria porque ser diferente, mas acho que o principal é que você deve tomar muita água ao longo do dia, antes de começar a correr (e não vale ser cinco minutos antes, tá?), faz muita diferença na disposição ao longo da corrida, eu me sinto muito menos cansada quando to hidratada, já quando eu não estou eu duro sei lá, 5 segundos correndo ahaha.

6. Saia da sua própria cabeça

Acho que essa é uma das principais dicas ao correr, as vezes eu fico achando que to cansada e de verdade eu ainda poderia correr mais 1km inteiro. Então coloquem uma música que vocês gostem e tentem se distrair enquanto estiverem correndo, as vezes nós mesmos somos nossos próprios inimigos.

Além de tudo, acho que o que mais deve ser importante é a gente começar, uma vez que a gente começa o que vem depois é sempre mais fácil. Como eu disse no inicio do post, eu também estou começando, então minhas dicas não são as mais perfeitas do mundo, mas são as que funcionam pra mim.

começar a correr

Espero que tenham gostado e se tiverem dicas compartilhem aqui nos comentários.

Um Beijo,

Nurah

Deixe um comentário