Metodo 80/20 e como aplicar no dia-a-dia

metodo 80-20

Hoje pra comemorar o inicio de mais uma semana eu resolvi falar sobre um metodo que aprendi e mudou a minha vida: o metodo 80/20. Basicamente ele foi desenvolvido pra todas as áreas da nossa vida, ou seja, o que eu vou falar aqui pode ser aplicado em literalmente todos os núcleos da sua vida, eu aplico ele bastante na minha rotina de ser saudável/me exercitar, mas também em todas as outras frentes.

Afinal, o que é o metodo 80/20?

Esse método é baseado na regra de Pareto e basicamente tira essa noção de que a gente tem que ser perfeito 100% do tempo, como consequência ele tira também essa pressão que nós mesmos colocamos na gente. Vou deixar linkado aqui um artigo do Ben Greenfield, que eu sempre falo pra vocês, entrando mais profundamente nesse assunto.  

Enfim, sabe quando você está tendo uma semana incrível na dieta/exercícios e etc. e aí você resolve comer um brigadeiro e já se sente desmotivado de continuar, e dali pra frente é só ladeira abaixo? Então, o método 80/20 ajuda a gente a controlar isso, o que ele fala é que basicamente cerca de 80% dos nossos efeitos vem de 20% das causas. Esse método ajuda a gente a se controlar mais, porque, a gente NÃO precisa ser perfeito 100% do tempo, ele deixa aquele espaço pra comer um brigadeiro no fim de semana, uma pizza e sei lá o que for que você gostar hahaah.

Além disso, o método 80/20 acaba ajudando a controlar possíveis ataques de compulsão alimentar, já que, como consequência acabamos seguindo um estilo de vida bem menos restritivo (COMO SEMPRE, se você de fato tiver compulsão procure um profissional pra te ajudar, eu pesquiso esses assuntos apenas de curiosidade e não tenho nenhuma credencial pra te ajudar).

metodo 80-20

E como eu aplico o metodo 80/20 na minha vida?

É muito simples, mas eu vou falar mais ou menos como funciona no meu dia-a-dia. A única coisa na minha dieta e na minha rotina que eu não abro mão nunca é o gluten, mesmo que eu esteja tendo um fim de semana mais “relaxado”, eu nunca consumo gluten.

Porém, o que eu costumo fazer é tentar ter uma semana o mais correta possível, eu tento me exercitar de 3 a 5 vezes por semana, consumir a menor quantidade de carboidratos que eu conseguir, me hidratar bastante e todas as outras coisas que já contei pra vocês em vários posts por aqui. Só que quando chega o fim de semana eu me faço um MONTE de concessões, óbvio, eu sou bastante consciente quando vou escolher o que quero, mas acredito que essas concessões me deixam mais forte pros outros dias nos quais eu serei extremamente saudável, acaba funcionando como uma certa forma de alicerce pro resto dos dias, além do que, me deixa extremamente motivada pra voltar pra rotina.

Não quer dizer que necessariamente todo fim de semana eu vou ficar muito louca e comer tudo que eu ver pela frente, mas, significa que eu tenho essa opção se for o que eu quiser fazer. O metodo 80/20 é praticado por bastante gente, e com certeza, me ajuda a manter a consistência e me sentir menos frustrada comigo mesma.

Espero que vocês tenham gostado da dica. Me contem aqui nos comentários o que acharam e se acham que o metodo funcionaria pra vocês.

Um beijo e feliz segunda-feira!

Nurah

1 Comment
Deixe um comentário